Manter uma alimentação saudável para idosos nem sempre é tão fácil quanto parece. Dependendo de cada caso, a alimentação pode levar a uma série de restrições que fazem com que a comida possa perder um pouco da graça e do gosto no paladar. 

Então, a ObaBox assume o desafio de provar que mesmo uma alimentação saudável, independentemente da idade, também pode ser saborosa e rica em nutrientes. No texto de hoje vamos ressaltar a importância de manter um cardápio alinhado às necessidades nutricionais, mas de uma forma criativa e gostosa. 

Bom, se você está curioso(a) para colocar a mão na massa, nos acompanhe nessa leitura. Esperamos que goste!

Alimentação saudável para idosos e para qualquer idade

Quem conhece o nosso blog sabe que temos a preocupação de levar as melhores informações sobre como manter uma vida repleta de bem estar e saúde. Quando o assunto é terceira idade, nosso compromisso fica ainda mais sério, pois desejamos trazer o melhor em conteúdo para tornar a melhor fase da vida ainda mais divertida. 

Só que é necessário trazer algo muito importante: uma alimentação saudável não deve ser foco apenas de quem está na melhor idade, mas também de quem um dia chegará nela. Por isso, esse texto é voltado também para você que quer uma vida boa, com os cuidados diários em dia, chegando no período da velhice com tudo em cima. 

O que é uma alimentação saudável?

Antes de começarmos o nosso acervo particular de receitinhas de dar água na boca, queremos esclarecer sobre o que é uma alimentação saudável. Por mais simples que pareça, ainda podem existir algumas dúvidas sobre como esse estilo de vida realmente se aplica. 

Boa parte das pessoas sabem que para ter um estilo de vida saudável é necessário apostar em uma alimentação cheia de frutas, legumes e verduras. Porém, não é apenas isso.

Os grãos e fibras também são essenciais para que a alimentação esteja em dia e façam toda a diferença para uma digestão, além do fortalecimentos dos ossos. 

Um olhar especial também precisa ser dado aos produtos industrializados. Com o crescimento das cidades grandes, fica cada vez mais difícil consumir um produto que tenha acabado de sair da safra ou seja produzido naturalmente. Um exemplo são os sucos de caixa, com corantes artificiais que não possuem uma ação saudável como um suco de fruta que acabou de ser feito. 

Por isso, é importante você dar preferência aos produtos que sejam o mais orgânico possível. É possível reconhecer esses alimentos pela própria embalagem.

Caso você queira saber mais sobre o tema e entender como esses alimentos possuem mais vantagens para a sua alimentação, leia o nosso texto sobre o assunto O que você sabe sobre alimentos orgânicos?

Bom, agora que demos uma pequena introdução sobre alimentação saudável, vamos para o que interessa: as receitinhas. Confira abaixo!

Receita para idosos

Confira agora 3 receitas simples que você pode fazer para se divertir e ter uma alimentação em dia com a sua saúde. 

Mingau de Milho (café da tarde/manhã/ceia)

Você vai precisar de:

  • 2 espigas de milho orgânicas. É importante que as espigas estejam maduras;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • 2 colheres de sopa de açúcar orgânico, mascavo, mel ou rapadura raladinha;
  • Cravo e canela;
  • 2 xícaras de leite fresco.

É hora de cozinhar:

Comece descascando os milhos. Em seguida retire os grãos, batendo no liquidificador com um pouco de água (cerca de meio copo – 100ml). Passe o conteúdo na peneira. Agora coloque cravo e canela de acordo com o seu gosto. Coloque também o açúcar e uma pitada de sal. Esse é o momento de levar ao fogo. 

No momento em que a mistura engrossar, coloque o leite até chegar à consistência que você prefere. Caso deseje, você também pode utilizar de duas a três colheres cheias de maizena. 

Molho de ervas para frango ou peixe (acompanhamento/molho)

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural; 
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 6 colheres de sopa de suplemento nutricional em pó;
  • 1/4 de alho picado;
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão;
  • 1 colher de chá de açafrão ou curcuma; 
  • 1 colher de sopa de salsinha picada a gosto; 
  • 1 colher de chá de ervas finas; 
  • Sal a gosto; 
  • Raspas de casca de limão.

É hora de cozinhar:

Pegue uma tigela e nela misture todos os ingredientes. Raspe as cascas de limão. E pronto.  Esse molho também é ideal para saladas. 

Sopa de peixe (entrada/ceia)

Você vai precisar de:

  • 300g ou 1 xícara e meia de arroz;
  • 1L de caldo de galinha;
  • Meio litro de água;
  • Sumo de 1 limão;
  • 300g ou 1 xícara e meia de cenoura ralada;
  • Meio quilo de filetes de peixe;
  • Meio quilo de espinafre;
  • 50g de hortelã picada ou a gosto.

É hora de cozinhar:

O primeiro passo é começar a ferver a água numa panela, cozinhando o arroz por 15 minutos ou até que a água seque. Em seguida, junte o sumo de limão. Feito isso, você colocará o caldo de galinha para ferver em uma panela separada. 

Reduza o fogo alto para médio e junte o peixe. Em seguida junte também o espinafre, a cenoura e a hortelã. Pronto! Essa receita rende até 5 porções.

Você viu nesse texto:

  1. A alimentação saudável é para todas as idades;
  2. É importante se alimentar bem desde cedo para chegar à velhice com tudo em cima;
  3. Se alimentar de forma saudável vai além das frutas, legumes e verduras;
  4. Os produtos industrializados, como o suco de caixinha, por exemplo não são 100% indicamos para manter uma alimentação saudável;
  5. Apostar em uma alimentação orgânica pode fazer toda a diferença para o dia a dia de cada pessoa. 

Mais sobre alimentação, saúde e bem estar

Como você pôde ver, começamos esse texto falando sobre as receitas mais gostosas que podem ser bacanas para a terceira idade, mas também para outras pessoas.

Então, para trazer um pouco mais de informações sobre alimentação para quem precisa manter o cardápio em dia, a ObaBox traz mais uma dica de texto. 

Que tal saber mais sobre os nutrientes essenciais para as pessoas mais velhas? Não deixe de ler o nosso post De olho na dieta: quais os cuidados com a alimentação dos idosos?

E saiba tudo sobre como preparar refeições gostosas, mas sem perder de vista a saúde. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem adora cozinhar, mas principalmente para quem deseja manter uma alimentação saudável.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *