Nós não sabemos se você sabe, mas o número de adoção de animais aumentou durante a pandemia. Muita gente resolveu abrir o coração e dar uma chance para um bichinho fazer parte da família e do lar. 

E caso você também esteja com vontade de fazer essa boa ação, nós da ObaBox, resolvemos te ajudar trazendo algumas dicas para que você consiga lidar com essa nova fase na sua vida e também da do animal. 

Esperamos que você e seu bichinho gostem do conteúdo! Boa leitura!

Adoção de animais: como fazer a melhor escolha

Se você está pensando na adoção de animais como uma possibilidade para a sua vida, provavelmente deve saber que vai precisar se adaptar em relação à essa decisão.

Um animal precisa de carinho, cuidado e afeto. E para isso, é necessário que o dono reserve uma parte de seu tempo para dar isso a ele. 

Além disso, é preciso que você avalie como o animal também pode se adaptar ao seu estilo de vida. Muitas vezes os tutores que querem fazer essa escolha encontram dificuldades para trazer uma boa qualidade de vida ao seu bicho.

E não se pode esquecer: qualidade de vida vai além de comprar brinquedinhos e boa ração. É também estar ali educando até que o animal ganhe confiança no lar novo. 

Um aspecto essencial que precisa ser avaliado é o local onde o animal vai residir.

Ele terá espaço para se movimentar? Será um animal de grande porte, médio ou pequeno? Quanto tempo do seu dia você poderá estar com ele para lhe dar atenção?

Tudo isso também precisa ser avaliado. 

9 dicas práticas para você adotar animais

Se você for adotar cachorro ou buscar um gatinho para ser o seu melhor amigo, é preciso que você avalie também o estilo de vida de cada animal.

A vida do gato, por exemplo, pode ser bastante diferente da vida do cachorro. Os gatos costumam querer mais liberdade e podem ser grandes exploradores. 

Enquanto isso, os cachorros podem optar em serem mais caseiros. Então, qual desses animais pode fazer mais o seu estilo? Se você for a pessoa que quiser que o animal esteja sempre com você e fazendo companhia, o seu animal ideal pode ser um cachorro.

Agora, se você é uma pessoa que também gosta da sua individualidade e deseja um animal que fique mais livre, o gato pode ser a melhor escolha. 

E essa é a primeira dica apenas para começar. Separamos outras 8 que vão te ajudar a fazer a escolha ideal quando o assunto é adoção. 

1. Prepare a sua casa para receber o bichinho

Para que um animal possa se adaptar com facilidade ao seu estilo de vida, ele também vai precisar criar uma rotina que seja compatível com a sua.

Para isso, deixar um espaço reservado onde o animal pode brincar, se alimentar e até fazer as suas necessidades é ideal para criar os hábitos que vão durar ao longo do tempo. 

2. Tenha paciência com o seu animal

Há muitos casos de animais que chegam em abrigos e que passaram por situações de maus tratos.

Com isso, para que esses animais ganhem confiança novamente é necessário tempo e que o dono os trate com todo o amor e paciência possível para não se assustarem com a nova rotina. 

3. Saiba sobre a antiga rotina do animal

Pode ser que o animal adotado já tenha uma rotina pré-estabelecida e, por exemplo, esteja mais habituado a comer determinado tipo de ração.

Essas informações vão ser essenciais para uma melhor adaptação do animal ao seu lar. 

4. Mantenha o ambiente limpo e organizado

E ensine o seu animal a priorizar a limpeza. Caso o temperamento do pet seja fácil de lidar, pode ser mais simples você passar os primeiros comando de que ele não deve extrapolar na bagunça e nem fazer sujeira.

Além disso, o seu animal também conseguirá reconhecer que precisa deixar o ambiente sujo para não ser chamado a atenção. 

5. Se tiver dificuldades para lidar com o comportamento do animal, busque ajuda

Os adestradores são profissionais que podem te ajudar a lidar com o mau comportamento de bichos por meio de boa educação e recompensar.

Não hesite em procurar por quem entende do assunto. 

6. Mime o seu animal, mas com parcimônia

No período inicial tudo é festa, mas é necessário cuidado para o animal não ficar mal acostumado.

Então, se você se acostumar a trazer o melhor para o seu animal, mas mostrar para ele que tudo existe limite, é provável que vocês saibam se entender de verdade. 

7. Dê tempo ao tempo

Muitas vezes quando temos um animal de estimação, queremos mostrar para as pessoas e até trazer visitas para conhecê-lo.

Mas espere que o animal se adapte para que você possa fazer isso com mais calma e sem ter a chance de assustá-lo com pessoas estranhas. 

8. Vai adotar? Busque referências

Adotar animais de abrigo também exige uma pesquisa mais profunda sobre o tratamento do animal enquanto esteve com a instituição.

Por isso, busque as referências do trabalho do abrigo e se estão agindo conforme as normas de segurança e saúde dos animais do seu município e estado. 

Você viu nesse texto:

  • Se você for adotar um bicho de estimação, é necessário que você faça uma série de avaliações em relação ao seu estilo de vida e ao animal que deseja adotar;
  • Além disso, também é preciso que você tenha paciência quando o momento da adoção acontecer para o animal também possa se adaptar;
  • O adestramento pode ser uma boa opção para lidar com o temperamento difícil de alguns animais. 

Mais para você e para o seu animal de estimação

Ensinar bons modos para o seu animal de estimação nunca será uma tarefa fácil. Exige disciplina, tanto do animal, quanto do dono que precisa passar e ensinar os comandos para ele. 

Mas isso não precisa se tornar uma tarefa impossível. E é justamente aí que a ObaBox quer ajudar você a saber o que fazer para conseguir atingir o sucesso em ensinar o seu bichinho. Trouxemos hoje mais uma sugestão de texto.

Não deixe de ler Problemas com seu melhor amigo? Confira 8 dicas para adestrar o seu cachorro.

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Espero que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem está pensando em adotar animais e aumentar a família.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *